O Programa Direção Segura, conhecido popularmente como "Lei Seca", autuou cinco pessoas no último final de semana em Lorena. As blitzes ocorreram na noite de sábado (31) na Avenida Dr. Peixoto de Castro, quando foram fiscalizados 66 veículos.
Os condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro (bafômetro) e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70. Os autuados também deverão responder a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Pela Lei Seca (lei nº 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.
O programa é uma ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção. A ação integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.