Bombeiros vão fiscalizar estabelecimentos, edificações e áreas de risco na RMVale

A operação "Edificação mais Segura" acontecerá a partir do dia 9 em todas as 39 cidades da RMVale


O Corpo de Bombeiros da RMVale inicia, a partir de 9 de abril, a operação "Edificação mais Segura", que consta de fiscalização de edificações como escolas, indústrias, comércios, cinemas, teatros, hospitais, galpões e prédios residenciais. Essa operação não envolve casas térreas e sobrados.

De acordo com o comunicado, a ação tem como objetivo de aumentar a proteção a vida. As equipes vão verificar o cumprimento das medidas contra incêndios, se a edificação possui licença válida e se os sistemas de proteção contra incêndios estão em perfeitas condições de funcionamento.

As medidas de prevenção contra incêndios em edificações e áreas de risco dependem do serviço de fiscalização desses locais, previsto nos termos da Lei Complementar Estadual nº 1.257 de 06 de janeiro de 2015 e Decreto Estadual nº 63.911/18, de 10 de dezembro de 2018.

Nos últimos cinco anos, o Corpo de Bombeiros atendeu a 166.026 ocorrências de incêndios estruturais em todo o Estado de São Paulo, em edificações, indústrias, comércios, entre outros, que além de prejuízos econômicos e danos ambientais, deixaram cerca de cinco mil vítimas.

No dia 8 de abril de 2019, período que antecedem o início da fiscalização, o CBPMESP desenvolverá em todo o Estado de São Paulo a operação "Edificação Mais Segura" que terá como objetivo informar e orientar a população sobre o novo serviço que será prestado de forma Educativa e Preventiva, assim como as práticas que serão adotadas durante as vistorias técnicas e como ocorrerá a fiscalização das edificações.

O 11ºGrupamento de Bombeiros está desenvolvendo a operação "Edificação mais Segura" nos 39 municípios da região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com 90 bombeiros e 34 viaturas.

Bombeiros Identificados - A fiscalização será realizada por bombeiros militares, identificados pelo uniforme caraterístico e viaturas oficiais, munidos de ordens de fiscalização identificada por QR Code, contendo o nome do agente, a data e o local a ser fiscalizado. Desta forma, a ação de fiscalização poderá ter a sua autenticidade verificada e comprovada no site Via Fácil Bombeiros, comprovando que a ação de prevenção na edificação tenha sido feita de forma oficial.