Cerca de 3.000 detentos começam a deixar os presídios da região na "saidinha" de Natal

Nesta sexta-feira, o Presídio Edgard Magalhães Noronha (Pemano) em Tremembé libera os primeiros 2.600 detentos


Vista aérea parcial com complexo presidiário de TremembéVista aérea parcial com complexo presidiário de Tremembé

Cerca de 3.000 presos deixam presídios em saída temporária de fim de ano a partir desta sexta-feira (21). Os beneficiados cumprem pena em 11 unidades prisionais da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Nesta sexta-feira, o Presídio Edgard Magalhães Noronha (Pemano) em Tremembé libera os primeiros 2.600 detentos. No sábado (22) serão liberados os detentos da unidade masculina 1 de Tremembé e as mulheres do regime semiaberto nas unidades femininas 1 e 2, também de Tremembé .

De acordo com Rogério Cury, especialista em Direito Penal, para ter direito ao benefício, o interno deve estar cumprindo a pena em regime semiaberto e precisa ter cumprido, no mínimo, 1/6 de sua condenação (para réus primários) ou 1/4 da pena (reincidentes); apresentar comportamento adequado na unidade prisional; além da compatibilidade entre o benefício e os objetivos da pena, esclarece o especialista.

As saídas temporárias são realizadas tradicionalmente em seis ocasiões: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Finados e Natal / Ano Novo. Elas duram até sete dias.

As cidades de Pindamonhangaba, Taubaté e Tremembé receberão reforço de policiais para uma operação de reforço da segurança durante esse período.