O secretário da Segurança Pública em exercício, Sérgio Turra Sobrane, participou, na manhã desta quarta-feira (4), da passagem do Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1 - região de São José dos Campos). A solenidade aconteceu na sede da unidade.
O coronel Lourival da Silva Junior passa a comandar o CPI-1, em substituição a coronel Eliane Nikoluk Scachetti, que chefiou a unidade desde maio de 2014 até agora. Até então, o oficial superior estava à frente do CPI-9, responsável pela região de Piracicaba.
Nascido em Taubaté, no interior do Estado, o novo comandante tem 49 anos, sendo 33 deles dedicados à Polícia Militar. Ingressou na instituição em 4 de fevereiro de 1985. Em 1989, tornou-se aspirante a oficial. Alcançou a mais alta patente da corporação – coronel – em 22 de abril de 2017.
“O coronel Lourival já fez um trabalho brilhante na área do CPI-9 e tenho certeza que com o seu bom senso, capacidade e dedicação vai manter a estratégia de ação da Polícia Militar na região”, afirmou Sobrane.
Uma das metas do novo comandante do CPI-1, destacada pelo secretário, foi a integração entre as polícias e a comunidade. “A integração é indispensável, seja com as forças de seguranças federais e autoridades municipais, seja com as nossas demais polícias, Civil e Técnico-Científica, e com a população. Fazer a integração com a comunidade é o melhor caminho para reduzirmos a criminalidade no Estado.
O CPI-1 é responsável pelo policiamento em 39 cidades, que compreende sete batalhões territoriais, sediados nas cidades de Lorena, Jacareí, Caraguatatuba, São José dos Campos e Taubaté, incluindo o 3º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), com sede também em São José dos Campos.
O comandante-geral Marcelo Vieira Salles agradeceu o trabalho desenvolvido pela coronel Nikoluk e destacou a confiança no novo comandante da PM da região do Vale do Paraíba. “É um grande desafio assumir o CPI-1, que compreende rodovias, litoral e grandes cidades. Eu tenho certeza que com sua estrutura profissional e formação que teve dos seus pais, há qualidades de sobra para exercer um excelente comando”.