Na manhã desta terça-feira (11), detentos do Vale do Paraíba que cumprem pena no regime semiaberto receberam a primeira saída temporária de 2025. Ao todo, 3.249 presos da região estão na lista dos beneficiados, que deverão retornar às unidades prisionais na próxima segunda-feira (17).
Entre as unidades prisionais da região, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha, o Pemano, em Tremembé, concentra o maior número de beneficiados, com 2.289 detentos. Já na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, 116 presos foram contemplados, incluindo Lindemberg Alves, condenado pelo assassinato da ex-namorada Eloá Cristina, em 2008. Ele foi sentenciado a 39 anos de reclusão após manter Eloá e outras pessoas reféns por mais de 100 horas, resultando em sua morte.
Confira o número de detentos beneficiados por unidade prisional da região:
P1 Masculina Tremembé: 276
P2 Masculina Tremembé: 116
P1 Feminina Tremembé: 93
P2 Feminina Tremembé: 88
Pemano Tremembé: 2.289
Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José: 44
Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José: 3
Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba: 92
P1 Potim: 19
P2 Potim: 229
As saídas temporárias, concedidas como parte do processo de ressocialização, permitem aos detentos manterem vínculos com o mundo exterior. Porém, para ser beneficiado, o preso deve cumprir um mínimo de 1/6 da pena se for réu primário ou 1/4 se for reincidente, além de apresentar bom comportamento. Aqueles que não atendem a esses requisitos, como o ex-jogador Robinho, o empresário Fernando Sastre e Thiago Brennand, não têm direito ao benefício e permanecem em regime fechado.
As saídas temporárias ocorrem quatro vezes por ano no estado, nos meses de março, junho, setembro e dezembro, sempre iniciando na terça-feira da terceira semana do mês e se encerrando na segunda-feira seguinte.