Detentos do Vale do Paraíba recebem primeira saída temporária de 2025

Ao todo, 3.249 presos da região estão na lista dos beneficiados, que deverão retornar às unidades prisionais na próxima segunda-feira (17).


Na manhã desta terça-feira (11), detentos do Vale do Paraíba que cumprem pena no regime semiaberto receberam a primeira saída temporária de 2025. Ao todo, 3.249 presos da região estão na lista dos beneficiados, que deverão retornar às unidades prisionais na próxima segunda-feira (17).
 
 
Entre as unidades prisionais da região, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha, o Pemano, em Tremembé, concentra o maior número de beneficiados, com 2.289 detentos. Já na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, 116 presos foram contemplados, incluindo Lindemberg Alves, condenado pelo assassinato da ex-namorada Eloá Cristina, em 2008. Ele foi sentenciado a 39 anos de reclusão após manter Eloá e outras pessoas reféns por mais de 100 horas, resultando em sua morte.
 
Confira o número de detentos beneficiados por unidade prisional da região:
 
P1 Masculina Tremembé: 276
P2 Masculina Tremembé: 116
P1 Feminina Tremembé: 93
P2 Feminina Tremembé: 88
Pemano Tremembé: 2.289
Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José: 44
Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José: 3
Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba: 92
P1 Potim: 19
P2 Potim: 229
 
As saídas temporárias, concedidas como parte do processo de ressocialização, permitem aos detentos manterem vínculos com o mundo exterior. Porém, para ser beneficiado, o preso deve cumprir um mínimo de 1/6 da pena se for réu primário ou 1/4 se for reincidente, além de apresentar bom comportamento. Aqueles que não atendem a esses requisitos, como o ex-jogador Robinho, o empresário Fernando Sastre e Thiago Brennand, não têm direito ao benefício e permanecem em regime fechado.
 
As saídas temporárias ocorrem quatro vezes por ano no estado, nos meses de março, junho, setembro e dezembro, sempre iniciando na terça-feira da terceira semana do mês e se encerrando na segunda-feira seguinte.