EDP e operação policial flagram furto de energia em adega de Caçapava

Estimativa é de prejuízo de mais de R$ 20 mil


Operação policial, com o apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, flagrou o furto de energia em uma adega localizada na Vila Antônio Augusto Luiz, em Caçapava, na última quinta-feira (09).

O proprietário do estabelecimento está sujeito às penalidades previstas no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além do processo criminal, ele será responsável pelo pagamento de toda energia não faturada durante o período da irregularidade, conforme a regra da Resolução ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, incluindo o custo administrativo.

A operação, conduzida pela Polícia Militar, contou com a identificação do desvio de energia pelos técnicos da EDP. Estima-se que o prejuízo causado pelo furto de energia supere os R$ 20 mil. O local foi periciado posteriormente pela Polícia Civil.

Investimentos em tecnologia pela EDP têm sido essenciais para o combate a esse crime, incluindo análises de padrões de consumo por meio de algoritmos de inteligência artificial. As equipes especializadas realizam inspeções em campo munidas de equipamentos de última geração.

O furto de energia elétrica acarreta prejuízos para a sociedade, incluindo a queda na arrecadação de impostos que poderiam beneficiar áreas como saúde e educação. Além disso, impacta na qualidade do serviço e na segurança da população.

A EDP encoraja a população a contribuir denunciando ligações irregulares pelos canais de atendimento disponíveis, incluindo o aplicativo EDP Online, WhatsApp e Central de Atendimento. Todos os canais são gratuitos e funcionam 24 horas.