A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taubaté apreendeu, na terça-feira (13), um veículo com placa adulterada durante uma ação integrada de monitoramento na região central da cidade. A ocorrência contou com apoio das câmeras do Centro de Gestão Integrada (CGI).
A abordagem começou após a Divisão de Estratégia, Inteligência e Análise (Deia) informar que um VW Gol circulava pela cidade utilizando o número de placa pertencente a outro veículo, um Fiat 147. A suspeita foi repassada às equipes que faziam patrulhamento.
Com o acompanhamento em tempo real das câmeras do CGI, o automóvel foi localizado na avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa e abordado pela GCM. Durante a vistoria, os agentes constataram que a placa havia sido adulterada de forma artesanal, com o uso de fita isolante para transformar a letra "C" no número "0", com o objetivo de mascarar o emplacamento original.
O condutor e o veículo foram levados à delegacia. Após análise da autoridade policial, foi determinada a apreensão do automóvel para as providências legais.
Monitoramento por câmeras
Em 2025, a GCM de Taubaté realizou 7.321 abordagens, que resultaram na detenção de 154 pessoas, na prisão de 59 procurados pela Justiça e na recuperação de 77 veículos.
Atualmente, o município conta com 2.662 câmeras instaladas em escolas, ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos. O sistema forma um cinturão eletrônico que auxilia no monitoramento urbano, na prevenção de crimes e no apoio às forças de segurança e às investigações da Polícia Civil.