GCM de Pindamonhangaba impede furto qualificado em agência da Caixa Econômica Federal

O suspeito foi encaminhado ao 1º Distrito Policial, acompanhado da vítima, uma pessoa idosa, e de uma testemunha.


Uma ação rápida da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Pindamonhangaba frustrou uma tentativa de furto qualificado mediante fraude, na manhã da última sexta-feira (4), dentro da agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Praça Monsenhor Marcondes, no centro da cidade. O crime foi impedido graças à mobilização imediata das equipes da GCM e à integração entre forças de segurança de toda a região.
 
 
A ocorrência teve início por volta das 9h50, quando a equipe da VTR 02 (GCMs De Paula e Leandro), que patrulhava a praça, foi alertada por moradores sobre um furto em andamento na agência. Ao chegarem ao local, os agentes foram informados de que o suspeito havia acabado de fugir correndo. Com base nas características repassadas, o homem foi localizado e detido na Rua dos Andradas, onde confessou o crime. Ele foi encaminhado ao 1º Distrito Policial, acompanhado da vítima, uma pessoa idosa, e de uma testemunha.
 
Durante os depoimentos, surgiram indícios da participação de outros envolvidos. O Centro de Monitoramento Integrado (CSI) da GCM iniciou a análise das imagens de câmeras de segurança e identificou um segundo suspeito e o veículo utilizado na ação criminosa.
 
Com a coordenação do comandante Minamisako, a operação contou com o apoio das equipes das viaturas VTR 08, VTR 11, VTR Comando, além do Ouvidor Marcos e do GCM Alex. A busca pelos demais suspeitos passou a ser realizada em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais das cidades vizinhas.
 
O veículo suspeito foi interceptado em Jacareí, já na Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo. Dois ocupantes foram detidos e também confessaram envolvimento no crime. Todos os envolvidos foram conduzidos ao 1º DP de Pindamonhangaba, onde a vítima reconheceu os autores.
 
O delegado de plantão ratificou a prisão dos suspeitos com base em três crimes previstos no Código Penal: furto qualificado mediante fraude, concurso de pessoas com agravante por vitimar um idoso e formação de quadrilha.
 
Para o comandante da GCM, Marcelo Minamisako, a ação reforça a importância da atuação conjunta entre os órgãos de segurança pública. "Destaco a importância da integração entre as forças policiais e as GCMs do Vale do Paraíba, que possibilita a resolução de ocorrências como essa. Também ressalto o papel fundamental da tecnologia, por meio dos CSIs e COIs da região, e o empenho da GCM em garantir mais segurança à população", afirmou.

Title

Text