GCM de Taubaté registra duas ocorrências de tráfico de drogas em menos de 24 horas

Romu e monitoramento do CGI foram fundamentais nas ações.


Duas ações da Guarda Civil Municipal de Taubaté resultaram na prisão de suspeitos de tráfico de drogas entre a tarde de terça-feira (2) e a madrugada de quarta-feira (3). As ocorrências contaram com a atuação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do Centro de Gestão Integrada (CGI).

No bairro Parque Sabará, agentes da Romu abordaram um homem que tentou fugir ao perceber a viatura. Durante a tentativa, ele descartou uma sacola com 26 pinos de cocaína, que foi apreendida.

Horas depois, já na madrugada, câmeras do CGI flagraram dois homens em atitude suspeita em uma praça no bairro Estiva. A equipe da GCM foi acionada e, na abordagem, encontrou drogas e dinheiro com os envolvidos.

Em ambos os casos, os suspeitos foram levados à delegacia e permaneceram presos por tráfico de drogas.

Tecnologia no combate ao crime


Segundo a Prefeitura, até agosto deste ano, as equipes da GCM já realizaram mais de 5 mil abordagens. A cidade conta com um sistema integrado de monitoramento que reúne câmeras com reconhecimento facial, identificação de placas e análise forense.

Além da atuação da Romu, Taubaté implantou recentemente o Projeto Sentinela, que permite a integração voluntária de câmeras particulares ao CGI, ampliando o cinturão de segurança no município.