Governo de SP recupera R$ 10 milhões de crime organizado e destina recursos para segurança pública

Ação aconteceu após uma investigação da Polícia Civil de Taubaté.


O governo do estado de São Paulo anunciou na terça-feira (26) a recuperação de cerca de R$ 10 milhões ligados a crimes de lavagem de dinheiro e jogos de azar, após uma investigação da Polícia Civil de Taubaté. O valor foi transferido para o estado por meio de um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), firmado entre o Ministério Público de São Paulo e os investigados, que aceitaram a devolução dos bens apreendidos em troca de redução de penas.

O acordo foi homologado pela Justiça, e os recursos serão destinados a ações de segurança pública, com foco em Taubaté, onde as investigações tiveram início em novembro do ano passado. A maior parte do montante será utilizada na construção de uma nova sede para a Delegacia Seccional da cidade. Além disso, a Polícia Militar de Taubaté receberá quatro drones para reforçar a atuação preventiva e ostensiva.

Parte do valor será utilizada para um leilão de um imóvel em Pindamonhangaba, que era utilizado pela quadrilha investigada. O montante arrecadado será destinado à reforma e reestruturação do Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Veículos apreendidos também serão leiloados, com os recursos gerados sendo usados na compra de viaturas para a "Patrulha Maria da Penha" da Guarda Civil Municipal de Pindamonhangaba, visando reforçar o combate à violência doméstica.