Um homem foi preso nesta quinta-feira (20), no bairro Colônia do Piaguí, em Guaratinguetá, após uma equipe do Grupo Especial de Patrulhamento Ambiental em Área de Risco (GEPaar) atender uma denúncia de caça ilegal de animais silvestres com uso de arma de fogo.
Os policiais foram até o endereço indicado e conversaram com o morador, que foi informado sobre a denúncia. No local, a equipe encontrou uma área usada como alvo e chumbos espalhados pelo chão, indicando disparos recentes. Durante a fiscalização dentro da casa, os militares localizaram duas espingardas - uma calibre 32 e uma carabina de pressão - próximas à geladeira da cozinha. No quarto, havia ainda uma espingarda calibre 40, além de 16 cartuchos, 47 munições de vários calibres e recipientes com pólvora e chumbo armazenados no freezer.
Na cozinha, os policiais também encontraram um animal silvestre da espécie quati já abatido e preparado para consumo.
O homem recebeu voz de prisão e foi levado ao Plantão Policial de Guaratinguetá. A autoridade de plantão arbitrou fiança de R$ 1.518, e ele vai responder em liberdade pelos crimes de porte irregular de arma de fogo de uso permitido (artigo 12 da Lei 10.826/03) e por matar ou manter animal silvestre em cativeiro ou depósito (artigo 29 da Lei 9.605/98).
A Polícia Militar Ambiental também aplicou um auto de infração no valor de R$ 500, referente ao depósito do animal, conforme o artigo 25, parágrafo 3º, inciso III.