Mais de 3,2 mil presos devem retornar aos presídios da região até as 18h desta segunda-feira (23)

A unidade com maior número de beneficiados é o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha, o Pemano, em Tremembé, que liberou 2.318 detentos.


Termina nesta segunda-feira (23), às 18h, o prazo para retorno dos detentos beneficiados pela segunda saída temporária do ano. No Vale do Paraíba e Litoral Norte, mais de 3,2 mil presos deixaram as unidades prisionais com o benefício e precisam se apresentar dentro do horário estipulado para não serem considerados foragidos.
 
 
A unidade com maior número de beneficiados é o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha, o Pemano, em Tremembé, que liberou 2.318 detentos. Também receberam o benefício presos da P1 e P2 masculinas e femininas de Tremembé, CDPs de São José dos Campos e Caraguatatuba, além das penitenciárias de Potim.
 
Um dos nomes que constam entre os liberados é Lindemberg Alves, condenado pelo assassinato da ex-namorada Eloá Cristina, em 2008. Ele cumpre pena na Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida como "presídio dos famosos". A expectativa é de que ele também retorne nesta segunda-feira. Caso contrário, será considerado foragido.
 
Beneficiados por unidade prisional na região:
 
Pemano (CPP de Tremembé): 2.318
P1 Masculina Tremembé: 302
P2 Masculina Tremembé: 113
P1 Feminina Tremembé: 97
P2 Feminina Tremembé: 108
CDP São José dos Campos: 1
CDP Caraguatatuba: 47
P1 Potim: 27
P2 Potim: 239
 
Caso em Taubaté
 
Durante o período da saidinha, um detento beneficiado foi preso novamente após fazer uma idosa refém em uma lanchonete da nova rodoviária de Taubaté. A ocorrência mobilizou a Polícia Militar por cerca de 1h30, até que o homem se entregasse. Ele já havia sido detido em 2020 pelo mesmo tipo de crime, cometido na capital paulista.