Mais de 3 mil detentos deixam presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte nesta Terça-feira (17)

Esta é a terceira "saidinha" do ano, com as anteriores ocorrendo em março e julho.


Na manhã desta terça-feira (17), mais de 3 mil detentos dos presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte foram liberados para a terceira "saidinha" de 2024. Este benefício, regulamentado pela Lei de Execução Penal (LEP), permite que presos em regime semiaberto deixem temporariamente as unidades prisionais.

Os detentos beneficiados incluem presos das penitenciárias de Tremembé, São José dos Campos, Potim e Caraguatatuba. Entre eles, estão nomes de grande repercussão nacional, como Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves.

No entanto, Robinho, Ronnie Lessa, Fernando Sastre e Thiago Brennand, que estão presos em Tremembé (SP), não têm direito à saída temporária, pois não cumprem pena em regime semiaberto.

Cristian Cravinhos, condenado a 38 anos de prisão pelo assassinato de Manfred e Marísia Richthofen, pais de sua ex-cunhada Suzane, em 2002, é um dos beneficiados pela "saidinha". Outro detento que usufruirá do benefício é Lindemberg Alves Fernandes, condenado a 39 anos de prisão pelo assassinato de sua namorada Eloá Pimentel, em 2008, após mantê-la refém por mais de 100 horas.

Esta é a terceira "saidinha" do ano, com as anteriores ocorrendo em março e julho. A última está prevista para dezembro.

Na última saída temporária, 212 detentos não retornaram às unidades prisionais. Aqueles que não voltarem dentro do prazo estabelecido serão considerados foragidos e perderão o benefício concedido temporariamente.