A Polícia Federal prendeu, na terça-feira (6), nove pessoas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Sete delas foram detidas por tráfico internacional de drogas e duas por mandados de prisão em aberto, identificadas durante procedimentos migratórios.
Em uma das operações, cinco brasileiros, um homem e quatro mulheres, confessaram ter ingerido cápsulas de cocaína antes de embarcar para a França. Cada pessoa carregava, em média, 100 cápsulas com aproximadamente 10 gramas da droga, totalizando cerca de 1 quilo por passageiro. Devido ao risco de morte, todos foram escoltados ao Hospital Geral de Guarulhos e permanecerão sob custódia da Polícia Penal do Estado de São Paulo até a eliminação total das cápsulas.
Em outra ação, a PF apreendeu quase 100 quilos de skunk em seis malas transportadas por dois passageiros que desembarcaram de um voo vindo de Bangkok, na Tailândia. Os suspeitos alegaram que um parente havia sido sequestrado no Paquistão e que as malas, supostamente com roupas e ouro, deveriam ser entregues no Brasil como condição para a libertação. No entanto, o conteúdo era exclusivamente de droga, que seria distribuída no país.
Após os interrogatórios, os presos por tráfico serão apresentados à Justiça Federal e poderão responder por tráfico internacional de drogas. Já os capturados por mandados de prisão em aberto serão encaminhados à Justiça Estadual.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos nos esquemas criminosos.