"Operação Baixada" desarticula organização criminosa em Taubaté e resulta em sete prisões

Ação integrada da DEIC e da Guarda Civil Municipal apreende armas, drogas, veículos e materiais obtidos por fraude.


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taubaté participou, nesta quinta-feira (23), de uma grande operação policial coordenada pela DEIC (Delegacia Especializada de Investigações Criminais), que resultou na prisão de sete pessoas e na apreensão de armas, drogas, veículos e produtos adquiridos por meio de fraudes.
 
 
Batizada de "Operação Baixada", a ação teve como foco desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas de alto valor comercial, no comércio ilegal de armas de fogo e em fraudes com cartões bancários.
 
Mais de 30 policiais civis participaram da operação, com o apoio das equipes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e do Gtam (Grupamento Tático com Apoio de Motocicletas) da GCM.
 
De acordo com a Polícia Civil, o trabalho investigativo contou com o uso de recursos tecnológicos avançados, que permitiram identificar o funcionamento do grupo e seus principais integrantes. Com base nessas informações, a Justiça expediu 11 mandados de busca e 8 de prisão temporária, todos cumpridos na manhã de quinta-feira em diferentes pontos da cidade.
 
Drogas, armas e produtos ilícitos apreendidos
 
Durante a operação, foram apreendidos 8 tijolos de maconha, 17 tijolos e 26 porções de haxixe, 12 comprimidos de ecstasy, 3 porções de DRY e diversas porções de flor de maconha prontas para a venda. Também foram localizadas balanças de precisão, anotações do tráfico, celulares e um simulacro de arma de fogo.
 
Entre o material bélico, os agentes encontraram uma pistola calibre 9 mm, dois carregadores e grande quantidade de munições de calibres 9 mm e .38. A operação também resultou na apreensão de três veículos, um Mercedes-Benz, um Gol e um Hyundai, além de uma motocicleta Mottu.
 
Os policiais ainda localizaram cartões bancários em nome de terceiros, máquinas de cartão, comprovantes de transações financeiras e equipamentos adquiridos por fraude, incluindo uma televisão de 55 polegadas e uma air fryer.
 
Prisões
 
Sete pessoas foram presas ao longo da ação. Quatro delas em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, e três em cumprimento de mandados de prisão temporária expedidos pelo Poder Judiciário.
 
Todos os detidos foram encaminhados à DEIC e permanecem à disposição da Justiça. A "Operação Baixada" reforça o compromisso das forças de segurança de Taubaté no combate à criminalidade organizada e ao tráfico de entorpecentes na região.