PF prende 3 pessoas flagradas pela Receita Federal com drogas

Os presos serão conduzidos aos presídios estaduais onde permanecerão à disposição da Justiça


A PF, no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu entre a tarde da quarta-feira (11) e madrugada desta quinta-feira (12), 3 passageiros tentando levar quase 20 Kg de cocaína para a Europa e África.

Servidores da Receita Federal que atuavam nos canais de inspeção, na tarde desta quarta-feira (11), selecionaram um passageiro que havia perdido o voo com destino a Madri, na Espanha, e submeteram sua bagagem ao aparelho de raio-x, momento em que perceberam 3 grandes volumes contendo material suspeito.

O homem, nacional da Lituânia, de 36 anos de idade, não soube explicar o motivo pelo qual perdeu o voo, apesar de ter feito todo o procedimento migratório com tempo suficiente para o embarque.

A PF foi acionada e os policiais conduziram o homem à delegacia para que o material suspeito fosse periciado. Os peritos federais identificaram a substância contida nos 9 tabletes prensados, que compunham os volumes suspeitos, como cocaína, cujo peso somou nove quilos. O homem foi preso em flagrante.

Já na madrugada de hoje (12), servidores da Receita Federal que atuam com o auxílio de cães farejadores identificaram nos porões de bagagens, após a indicação dos animais, duas malas suspeitas que seguiriam em voo com destino a Addis Ababa, na Etiópia. Acionados, os policiais localizaram seus proprietários no portão de embarque e os conduziram à sede policial para acompanhar a realização de perícia nos materiais suspeitos.

Dentro da mala de um passageiro, de 29 anos de idade, nacional de Serra Leoa e que ingressou no país em 2016 sendo portador de visto permanente, havia 8 álbuns de figurinhas infantis cujas capas continham cocaína, totalizando 4 Kg da droga. Na outra mala, pertencente a uma venezuelana, de 47 anos de idade e que pretendia desembarcar em Maputo, no Moçambique, havia quase seis quilos de cocaína ocultos dentro de dois cartuchos de toner.

Os presos serão conduzidos aos presídios estaduais onde permanecerão à disposição da Justiça.

Entre janeiro e 12/dezembro de 2019 as apreensões de drogas já somam quase 2.000 quilos, o que configura um novo recorde no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o que resultou na prisão de mais de 300 pessoas.