Polícia Ambiental resgata 13 aves silvestres em Guaratinguetá

O proprietário foi autuado em R$ 6.500 por manter animais silvestres em cativeiro sem permissão do órgão ambiental competente.


A Polícia Militar Ambiental resgatou 13 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro no bairro São Manoel, em Guaratinguetá. O flagrante ocorreu durante patrulhamento da equipe do Grupamento Tático Ambiental, que visualizou gaiolas penduradas no quintal de uma residência e decidiu realizar a fiscalização.

O morador informou que não possuía o Cadastro Técnico Federal (CTF) para criação amadora de pássaros. Durante a vistoria, os policiais encontraram dois alçapões e 13 aves silvestres nativas, das espécies:


Bigodinho
Colerinho Papa Capim
Canário da Terra Verdadeiro
Trinca-Ferro
Azulão

Apesar de estarem com água e alimentação adequadas, a posse sem autorização configura crime ambiental. O proprietário foi autuado em R$ 6.500 por manter animais silvestres em cativeiro sem permissão do órgão ambiental competente.

As aves e os alçapões foram encaminhados ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do IBAMA, onde receberão os cuidados necessários antes de uma possível reabilitação e soltura na natureza.

Title

Text