A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (2) um homem de 47 anos, até então, suspeito de ser o responsável pela explosão de uma bomba caseira no banheiro masculino da Prefeitura de Taubaté. Chefiada pelo delegado Dr Horácio Martins de Oliveira Campos, a equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Taubaté, concluiu o esclarecimento e chegou à prisão do autor da explosão.
Foram cerca de dois meses de investigação. O ataque ao Palácio Bom Conselho ocorreu no banheiro masculino na manhã do dia 5 de junho, quando dois funcionários municipais acabaram se ferindo. De acordo com a polícia, as imagens de câmeras de segurança auxiliaram na identificação.
De posse das imagens do suspeito, verificou quando o rapaz entrou no prédio portando uma sacola. Minutos depois, ele saiu daquela repartição sem a sacola. Para chegar até autor das explosões, os investigadores monitoraram a residência do suspeito no bairro Esplanada Santa Terezinha com investigação por meio de drones, além de diversos dias de campanas.
O homem foi detido e confessou o crime naquela data e também outros ataques promovidos na cidade. Ele é ex-servidor municipal e alegou que cometeu os ataques, movido pela revolta de ter sido demitido da Prefeitura em 2014. A Prefeitura confirmou que ele trabalhou no serviço público municipal por cerca de 19 anos.
A Polícia Civil também informou que na casa do autor foi encontrado um artefato explosivo semiacabado que o autor das explosões pretendia colocar em outro ponto da cidade. Ele acabou ainda por confessar a autoria de mais três explosões na cidade e agora vai responder pelos crimes de tentativa de homicídio e pelos atos de explosão.
Outros ataques:
16/01/17 - Explosão em um banheiro em um supermercado em Taubaté. Uma pessoa ficou ferida.
13/02/17 - Explosão em uma lata de lixo no calçadão na rua Marques do Herval, centro de Taubaté com três vítimas feridas.
26/06/18 - Explosão sem vítimas pelo bairro Jardim Califórnia.