A Secretaria da Segurança Pública, por meio de sua assessoria, emitiu nota à imprensa de esclarecimento a população sobre falsas mensagens de áudio e textos apócrifos alarmistas que vêm circulando nas redes sociais. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) confirmou que não passam de "notícias falsas" possíveis ataques preparados pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) para os próximos dias.
Fazendo uso do momento em que as atenções estão voltadas para a transferência de presos do Sistema Penitenciário estadual para unidades federais, as mensagens procuram dar o crédito a supostos comandantes de unidades militares sobre "salve geral" de organizações criminosas. Na prática, o compartilhamento desse tipo de informação de fontes desconhecidas geram temor e desconforto para a sociedade.
De acordo com a secretaria, as forças de segurança do Estado de São Paulo tem adotado todas as medidas preventivas para garantir a segurança da sociedade. O sistema de Inteligência da polícia recomenda que não se compartilhe ou se dê credibilidade a mensagens de autorias desconhecidas cujo objetivo é gerar desinformação.
A Secretaria de Segurança ressalta que o enfrentamento contra o crime organizado é uma luta prioritária do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, que deve contar com a colaboração de toda população.