Trabalhador morre soterrado durante demolição de galpão abandonado em Pindamonhangaba

Um acidente fatal durante trabalhos de desmonte de estrutura desativada mobilizou equipes de emergência nesta sexta-feira (02).


Um grave acidente de trabalho mobilizou equipes de emergência na manha desta sexta-feira (2), no bairro do Feital, zona leste de Pindamonhangaba. Estêvão da Silva Alves Rodrigues de 24 anos, morreu após ser soterrado por escombros durante a demolição de um galpão desativado, localizado na Av. Félix Galvão Cruz Simões, Nº 485.

O caso foi registrado por volta das 14h21, quando o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) recebeu o chamado para atendimento de um desabamento com vítima. No local, já atuavam equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o helicóptero Águia.

De acordo com informações preliminares, Estêvão trabalhava ao lado de outro operário, identificado como Jeremias, no momento em que a estrutura cedeu. As causas do colapso ainda não foram esclarecidas e serão investigadas pelas autoridades competentes.

Apesar da rápida resposta das equipes de socorro, o trabalhador não resistiu aos ferimentos. O óbito foi constatado no local pelo médico Janderson de Souza Azevedo, do SAMU (CRM-SP 143.467).

Após a confirmação da morte, a Polícia Militar isolou a área para a realização da perícia técnica, que deverá apontar as causas do desabamento e verificar possíveis falhas nos procedimentos de segurança.

A ocorrência foi registrada na 1ª Delegacia de Polícia de Pindamonhangaba, sob responsabilidade do delegado Antônio Emilio Zaccaro Junior. A investigação irá apurar, entre outros pontos, as condições estruturais do galpão antes da demolição, a existência de laudos técnicos, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a qualificação dos trabalhadores e o cumprimento das normas de segurança do trabalho.

A Funerária Plantonista Caminho da Luz foi acionada para os procedimentos legais relacionados ao corpo da vítima.

O caso reacende o alerta sobre os riscos em operações de demolição. No Brasil, a Norma Regulamentadora NR-18 estabelece regras específicas para esse tipo de atividade, como a obrigatoriedade de projeto técnico, vistoria prévia da estrutura, isolamento da área, uso de EPIs e supervisão por profissional habilitado. As autoridades irão verificar se todas essas exigências foram cumpridas na obra onde ocorreu o acidente.