A “1ª Oficina de Turismo no Vale do Paraíba e Litoral Norte” aconteceu nesta sexta-feira (23) no auditório da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). A ação foi promovida pela Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (AMITESP).
Esteve presente o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Dr. Fabrício Cobra Arbex; a presidente da AMITESP, Daniela de Cássia Santos Brito; o Secretário-Adjunto de Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello; o presidente da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITUR), Jarbas Favoretto; além dos Deputados Estaduais: Helio Nishimoto (PSDB) e Padre Afonso (PV). Todos acompanhados do anfitrião, Prefeito de Cachoeira Paulista, Edson Mota (PR).
O objetivo da oficina foi repassar aos municípios orientações quantos aos processos dos MIT's (Municípios de Interesse Turístico) e aos projetos para a utilização da verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), além de reafirmar as diretrizes para os trabalhos em 2018.
O Deputado Padre Afonso ressaltou a importância da organização no que diz respeito ao turismo: “A política tem que sempre se voltar ao bem comum. Nós temos uma região muito acolhedora, são mais de 12 milhões que visitam o Vale do Paraíba e Litoral Norte. Turismo de serra, praia, montanha, religioso. Estamos num lugar estratégico”.
“O turismo é um fator de desenvolvimento econômico e inclusão social. O Estado de São Paulo sai na frente por ter políticas de estancias turísticas, recebendo recursos do Governo e investindo. O turismo bem planejado é um grande gerador de empregos”, explica o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Dr. Fabrício Cobra Arbex.
Atualmente 46 cidades do Estado estão para serem inseridas entre os MIT's (Municípios de Interesse Turístico). A meta é elevar para 210 o número de municípios nesta lista.