Câmara de Pinda aprova crédito especial para aplicação na Cultura e concede Medalha de Mérito Athayde Marcondes à Banda Euterpe

Atleta pindamonhangabense, Luciana Siqueira Paulo também recebeu Diploma de Honra ao Mérito pelas conquistas obtidas no atletismo nacional


A Câmara de Pindamonhangaba realizou na segunda-feira, dia 10 de setembro a 30ª Sessão Ordinária no Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin”. Na Ordem do Dia constaram duas proposituras, aprovadas por unanimidade.

O Projeto de Lei n° 104/2018, de autoria do Poder Executivo, que “Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial”, no valor de R$ 200 mil reais recebeu 10 votos favoráveis e nenhum contrário. O referido projeto propõe a abertura de um crédito adicional especial no valor de R$200.000,00 (duzentos mil reais), na Secretaria Municipal da Educação e Cultura, no Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico/ Fundo Municipal de Cultura, referente ao Convênio n° 2018CV00010 firmado com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, visando a transferência de recursos financeiros à realização do projeto “Edital Linguagens Artísticas”.

Outra proposta aprovada, o Projeto de Decreto Legislativo n° 01/2018, de autoria do vereador Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola (PV), “Concede a Medalha de Mérito Athayde Marcondes”, à Corporação Musical Euterpe, em virtude a sua grandiosa participação na tradição histórica do povo Pindamonhangabense e região, através da música e ações sociais.

Banda Euterpe

A Corporação Musical Euterpe, que segundo a mitologia grega significa: Deusa da poesia lírica e tem como símbolo a flauta, teve sua fundação atribuída ao Maestro João Batista de Oliveira, conhecido por João Pimenta, no dia 22 de agosto de 1825. Foi criada de junções de músicos de outras bandas que foram extintas naquela época.

A história é rica de grandes e gloriosos momentos. A Banda Euterpe já tocou no Rio de Janeiro a convite do Imperador do Brasil D. Pedro II; Em 07 de janeiro de 1899 executou pela primeira vez o Hino de Pindamonhangaba-SP composto pelo Maestro João Gomes de Araújo em frente ao Paço Municipal; Apresentou-se em 1958, para o então governador Jânio Quadros; Participou de um dos mais famosos programas de rádio que já existiu, o "Lira de Xopotó", da extinta Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. Essa apresentação memorável aconteceu no dia 07 de março de 1964. A história desta grandiosa Corporação é muito vasta, são inúmeras apresentações, viagens, elogios, homenagens, diplomas, troféus, etc. que até se perdem no decorrer de 189 anos.

A banda de música Euterpe, uma das mais antigas do Brasil, representa um símbolo vivo da tradição de seu povo. É mensageira da poesia do lugar onde nasceu, por meio de retretas na praça, ou no caminhar garboso de seus músicos pelas ruas da “Princesa do Norte”. Ela continua despertando o interesse dos mais jovens. Esse poder de rejuvenescimento é o segredo de sua longevidade. A atual diretoria da Euterpe acredita que um patrimônio como esse que representa a quase bicentenária corporação, necessita de constante oxigenação. Patrimônio histórico do município, do Vale do Paraíba e do Brasil, a Banda Euterpe possui 80% de seus integrantes na faixa dos 14 e 20 anos.

Atualmente, a Corporação Musical Euterpe possui 30 músicos, um maestro e dez aprendizes. Tem em execução um projeto social: “Projeto Banda de Aprendizes da Corporação Musical Euterpe”, que visa formar jovens músicos para integrarem o quadro de membros da Corporação. A intenção da Corporação é divulgar ainda mais a música em nosso município e, principalmente, focar o ensino musical para formação de novos talentos em nossa cidade. A Corporação Musical Euterpe possui um calendário cultural junto ao Departamento de Cultura da Prefeitura de Pindamonhangaba-SP, onde realiza várias apresentações artísticas e cívicas.

“Honra ao Mérito”

O vereador Carlos Moura – Magrão (PR), presidente da Câmara, é o autor do Requerimento nº. 1.548/2018, de 03 de julho de 2018, aprovado por todos os parlamentares, que concede o Diploma de Honra ao Mérito à atleta Luciana Siqueira Paulo, Campeã da Meia Maratona do Circuito Oscar Running 2018; Tricampeã da Virada Joseense 2015, 2016 e 2017; 4ª colocada  na Prova General Salgado (Taubaté); Bicampeã da  Meia Maratona de Caraguá 2017 e 2018; 10ª colocada geral feminino na Maratona do Rio de Janeiro e 5ª colocada na Corrida Troféu da Independência do Brasil 2018 - São Paulo, elevando o nome de Pindamonhangaba no pódium esportivo, representando com dignidade o atletismo de nossa cidade. A atleta recebeu o seu Diploma de Honra ao Mérito das mãos do Presidente Carlos Moura – Magrão, autor da homenagem, que leu a biografia da atleta e fez as Honras da Casa.

Luciana Siqueira Paulo

Nascida em Pindamonhangaba, em uma família simples, com 11 irmãos, passou sua infância e adolescência morando na Fazenda Bela Vista, onde seu pai trabalhava como retireiro. É casada há 20 anos com Robson, tem 2 filhos Luiz Otávio de 23 anos - psicólogo e Raíssa de 15 anos.

Bacharel em educação física, atualmente é professora na Escola Arte e Vida; atua no projeto Aula Extra Tenaris Confab e também na Academia Oxy, onde dá aulas de corrida de rua.

É atleta há 10 anos, participando de várias competições, atualmente está entre as melhores do Brasil ocupando a 8ª colocação no ranking brasileiro.

Luciana é Campeã da Meia Maratona do Circuito Oscar Running 2018; Tricampeã da Virada Joseense 2015, 2016 e 2017; 4ª colocada  na Prova General Salgado (Taubaté); Bicampeã da  Meia Maratona de Caraguá 2017 e 2018; 10ª colocada geral feminino na Maratona do Rio de Janeiro e 5ª colocada na Corrida Troféu da Independência do Brasil 2018 - São Paulo, elevando o nome de Pindamonhangaba no pódium esportivo, representando com dignidade o atletismo de nossa cidade. Para Luciana, “Essa paixão pela corrida que nos move, sempre. Às vezes a perna está cansada, percurso difícil, porém o coração nos faz seguir em frente”.