Campos do Jordão e palco do 64° Congresso Estadual de Municípios

Congresso Estadual de Municípios acontecerá entre os dias 28 e 30 de março.


A  APM- Associação Paulista de Municípios realiza o seu já tradicional Congresso Estadual de Municípios, ampliado e com nova dinâmica. A  64° edição terá como tema "O Novo Municipalismo na Construção da Democracia" e irá discutir como o protagonismo dos municípios é fundamental na construção de uma sociedade mais justa e democrática, onde a governança e a sustentabilidade sejam o alicerce.

Neste ano, a APM fez uma parceria inédita com o Sebrae-SP para oferecer aos gestores uma programação ampliada que trará especialistas para tratar de temas que impactam a vida dos municípios. Em quatro salas, o Sebrae-SP vai promover discussões sobre a Prefeitura do Futuro, a Inclusão Produtiva e Compras Públicas, Governança e Liderança e Competitividade nos Territórios.

Segundo o presidente da APM, Fred Guidoni, a intenção foi tratar no auditório principal os assuntos mais caros ao universo político, abordando os grandes temas do municipalismo e tratar, em profundidade, os temas mais técnicos na programação ampliada.

"Com este sistema, abrigamos no Congresso os gestores eleitos e também secretários e técnicos que podem aproveitar a ocasião para aprimorar conhecimentos, trocar experiências e fazer novos contatos, fortalecendo assim o protagonismo da administração pública municipal, na relação com os demais entes federados", destaca.

A Mind Lab, empresa de tecnologias e soluções educacionais e pioneira no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estará presente no evento.

Mais de 80% do público atendido pela Mind Lab é justamente de escolas públicas, de diversas regiões do País. O Programa MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados e tem resultados comprovados no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. 

Thiago Zola, gerente de projetos estratégicos da Mind Lab acredita que o evento é uma oportunidade importante para mostrar às demais cidades que a metodologia, ao longo dos anos, vem trazendo resultados satisfatórios nas escolas, especialmente com a pandemia. "O isolamento social foi muito duro para nossas crianças e seus familiares e o longo período longe das escolas causou um impacto muito grande nos processos de aprendizagens, mas acreditamos que nossa metodologia, que está alinhada à Base Nacional Comum Curricular, tem um potencial enorme de suprir as novas demandas de alunos e professores, com a retomada das aulas", comenta.

O Congresso contará com cerca de 30 temas no Auditório Principal e mais de 15 painéis diferenciados na programação ampliada. Cada tema terá a participação, em média, de 5 participantes, o que significa dizer que a APM dará espaço para mais de 150 pessoas mostrarem o seu trabalho, representando os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Organizações do Terceiro Setor, Iniciativa Privada e técnicos de diversas áreas.

No auditório principal, o primeiro dia (28), será dedicado aos programas de parcerias governamentais e temas ligados à Educação, Cultura, Turismo e Meio Ambiente, com a presença de diversos secretários de Estado de cada pasta, técnicos e representantes de Organizações Não Governamentais.

No dia 29, a manhã será dedicada a temas ligados à cidadania, inclusão, Agenda 2030 da ONU, ESG, a nova Lei de Licitações e os desafios do 5 G. A tarde, haverá espaço para o potencial do agronegócio e temas importantes para este ano, como as coligações e federações, trazendo para a mesa advogados especialistas em direito eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral; vai discutir ainda a nova lei de improbidade com advogados especialistas em Direito Público e o Ministério Público e fechará o dia com o painel Habitação e Espaços de Convivência. No mesmo dia, haverá ainda um painel sobre os 50 anos do SEBRAE

A quarta-feira, dia 30, começa com uma discussão sobre a Ciência e Vacinas, Passará pela Reforma Tributária e irá tratar das Parcerias Público Privadas. O dia termina com uma apresentação do Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, do vice-governador Rodrigo Garcia e do Governador João Doria, que participam, também do encerramento do Congresso, às 18h.

Serviço: 64° Congresso Estadual de Municípios 

Data: de 28 a 30 de março de 2022 

Local: Convention Center: Av. Macedo Soares, 499, Capivari, Campos do Jordão - SP 

Para mais detalhes sobre a programação: www.apaulista.org.br