CODIVAP visita Centro de Contingência Estadual da COVID-19

O grupo questionou faseamento da região e propôs modelo híbrido de flexibilização


Uma comitiva de Prefeitos da Associação de Municípios do Vale do Paraíba - CODIVAP esteve nesta quinta-feira (11) na sede do Governo do Estado em São Paulo para se reunir com o Centro de Contingência da COVID-19 que gerencia o Plano São Paulo. Estavam presentes oito (8) Prefeitos da região: Bananal, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, São José do Barreiro e Taubaté.

O grupo foi recebido pelo Coordenador do Centro de Contingência, Dr. Paulo Menezes, e pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, além do Subsecretário de Relacionamento com os Municípios, Ortiz Junior. O Presidente da CODIVAP, Izaias Santana, iniciou o encontro considerando as razões que os trouxeram, explanando sobre os impactos dos últimos dias nas cidades da Regional Taubaté (DRS 17 - Vale do Paraíba) com a Fase Vermelha.

"Junto conosco trazemos os relatórios do nosso portal de monitoramento de dados oficiais da pandemia no Vale, o Portal CODIVAP Cidades Saudáveis e Inteligentes, que fundamentam o questionamento da população e do Conselho de Prefeitos(as).  Em um histórico de janeiro a março, a região teve seus piores indicadores somente no mês de janeiro, quando tinha índices equivalentes ao regramento e assim permaneceu durante semanas. De lá para cá, nossos municípios fizeram a lição de casa e mantiveram-se desde fevereiro em uma estabilidade que agora não equivale ao faseamento Vermelho como considerou o Plano São Paulo", explicou o Prefeito de Jacareí.

Apresentando mais um dia com dados alarmantes do avanço da pandemia e a nova cepa em todo o Estado, a comitiva soube durante a reunião pelos gestores do Plano São Paulo do anúncio da chamada Fase Emergencial, divulgada em coletiva na sequência do encontro. A medida amplia ainda mais os setores e serviços proibidos de funcionar nas cidades, tendo em vista os riscos de colapsar o Sistema de Saúde do Estado.

Entretanto, o Coordenador do Centro de Contingência acolheu da mesma forma os pleitos tragos pelos Prefeitos. "É justa a reivindicação dos municípios, mas precisamos ser firmes neste momento tão delicado que enfrentamos. Porém, a proposta de modelo híbrido entre Fases Vermelha e Laranja para a Regional Taubaté será levada ao conhecimento dos membros da equipe técnica do nosso Centro de Contingência", justificou Menezes momentos antes de anunciar junto ao Governador a Fase Emergencial em todo o Estado.

Para a Mesa Diretora da Associação, o proposta híbrida consiste em os Serviços e Comércios, de terças a quintas-feiras funcionarem até às 18h enquanto estiver na Fase Laranja, sob os critérios do Plano São Paulo. Ainda no encontro, Prefeitos representantes da CODIVAP conseguiram com o Secretário Marco Vinholi a autorização de ampliação de mais leitos para Hospitais Regionais do Vale do Paraíba.

"Ficam autorizadas a abertura de mais 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Taubaté e outros 10 UTI e 30 leitos de enfermaria no novo HospitalRegional de Caraguatatuba, comprometendo-me a ir visitar a unidade do Litoral nas
próximas semanas para juntos estudarmos ainda mais alternativas", garantiu o Secretário.

A Associação se sensibiliza com o momento de agravamento da pandemia, mas também entende que é possível a busca por alternativas, como a proposta apresentada ao Governo. "Momentos delicados exigem diálogo e ações contundentes, como a
proposta hibrida apresentada que visa amenizar os impactos em nossos municípios. As economias duramente afetadas teriam um alívio mantendo severos protocolos sanitários", finalizou Izaias.