Chegou o final de semana em que o eleitor brasileiro vai definir todos os seus representantes na esfera estadual e federal para os próximos quatro anos. Neste domingo (28), todos voltam às urnas para a escolha do presidente da República, com os dois candidatos que chegaram ao 2º turno.
Em outra situação, onde o governador não foi eleito em 1º turno, o eleitorado em 13 estados e no Distrito Federal também estará definindo sua opção para o administrador.
Governador primeiro - Nos estados com segundo turno para governo estadual, o eleitor votará primeiro para governador e depois para presidente. Nos dois cargos, deverão ser digitados dois números.
Os estados com segundo turno são: Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Roraima, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
Voto nulo e em branco - Caso o eleitor faça a opção de anular o voto, deve votar em um número inexistente - que não seja de nenhum candidato ou partido - e confirmar.
Para votos em branco, há uma tecla específica na urna eletrônica.
Os votos nulo e em branco não são considerados válidos, ou seja não entram na contagem para escolha de um candidato, são usados apenas para estatísticas.