Debate dos presidenciáveis em Aparecida tem presença de Lula confirmada pelo Santuário

Como condenado em segunda instância, Lula é considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa.


Foi confirmada na última sexta-feira, pelo Santuário Nacional, a presença de nove partidos no debate dos presidenciáveis que acontecerá no próximo dia 20 de setembro, em Aparecida.

Entre os confirmados no debate, está o nome de Luiz Inácio Lula da Silva, registrado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) como candidato à presidência. O ex-presidente está preso desde o dia 7 de abril em Curitiba, cumprindo pena por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Como condenado em segunda instância, Lula é considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

A confirmação da participação do ex-presidente gerou polêmcia nas redes sociais do Santuário. Muitos comentários questionaram e se posicionaram contrários ao convite feito ao petista, que tem sua candidatura analisada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Também estão confirmados no evento os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

Promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o Debate de Aparecida acontece no dia 20 de setembro.