Deputado André do Prado é eleito presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo

Deputado atuante na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e serra da Mantiqueira.


"Sei da grande responsabilidade e sou grato de coração pela honrosa oportunidade de conduzir, ao lado dos demais integrantes da Mesa Diretora, o Legislativo Paulista neste biênio". Foi com essas palavras que o deputado estadual, André do Prado, iniciou seu discurso de agradecimento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Hoje, logo após a cerimônia de posse dos deputados e deputadas, o parlamentar que nasceu em Guararema e tem como base eleitoral o Alto Tietê, a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba e o Vale do Ribeira, foi eleito para presidir a Alesp para o biênio 2023/2024.

Segundo o deputado André do Prado, é com muita humildade que ele assume um novo mandato e a presidência da Assembleia Legislativa. "E com o espírito renovado, pois recebi a missão de presidir este que é o maior parlamento estadual da América Latina. Sou grato pela vida, pela minha família que é o alicerce da minha formação, pelas pessoas que me apoiam, mas acima de tudo, grato a Deus por me conceder tudo isso! Minha retribuição será de trabalho, trabalho e mais trabalho", ressaltou.

Reeleito para o quarto mandato na Alesp, o deputado André do Prado disse que sua gestão na presidência da Assembleia Legislativa terá como prioridade a harmonia entre os poderes. "Continuaremos a ter uma atuação intensa, autônoma, mas de respeito com os poderes Executivo e Judiciário, o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, para que os desafios sejam superados e que o nosso povo seja atendido. Essa será a marca da nossa gestão: legislativo forte e trabalho em parceria", comentou.



Nascido em Guararema em 7 de junho de 1969, André do Prado é o primeiro deputado estadual do Alto Tietê que comandará a Assembleia Legislativa. Formado em Análise de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, já foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Guararema e deputado estadual por três mandatos e, ao longo de 30 anos de vida pública, se preparou para encarar os desafios com coragem e responsabilidade, mas também aprendeu a ouvir, respeitar e valorizar outras opiniões.

"E durante minha gestão na presidência, a tribuna seguirá aberta e plural para que todos os senhores e senhoras deputados possam apresentar os anseios do nosso povo. Somos 94 parlamentares com ideias, projetos e ações diferentes, mas ao mesmo tempo consonantes. Na Casa de todos os paulistas, o diálogo e o equilíbrio são princípios fundamentais para o bom funcionamento dos nossos trabalhos", defendeu o deputado André do Prado.

O novo presidente da Alesp acrescentou, ainda, que vai trabalhar em parceria com o governador Tarcísio de Freitas e afirmou que os dias atuais exigem convergência de forças para que São Paulo continue sendo a locomotiva do País. "Agradeço ao governador Tarcísio de Freitas pelo auxílio e atenção às demandas que estão sendo apresentadas e vamos trabalhar juntos para fazer um Estado mais forte e desenvolvido".

André do Prado venceu o pleito que contou com a candidatura do deputado Carlos Giannazi (Psol), que recebeu o voto de cinco parlamentares.

O 1º secretário Teonílio Barba foi eleito para o novo cargo por aclamação do Plenário. Barba saudou todos os presentes e firmou seu compromisso com respeito às diferentes visões presentes na nova composição da Casa. "Nós temos o compromisso com o debate, para que a gente retome a autonomia e a independência legislativa desta Casa. E isso não impede que quem é da base mantenha a defesa do seu governo. Nós da oposição faremos uma oposição responsável, mas com muita firmeza", disse.

Já o deputado Rogério Nogueira chega para seu segundo biênio integrando a Mesa Diretora da Alesp. O parlamentar ocupou a segunda-secretaria entre os anos de 2021 e 2023 e foi reeleito com votação simbólica do Plenário. "Todos vocês [parlamentares] têm o direito de nos cobrar, tanto nós da segunda-secretaria, quanto a primeira e a presidência. Quero continuar trabalhando para todos desta Casa legislativa", afirmou o parlamentar.



Mesa substituta

Durante a sessão, a nova legislatura da Alesp elegeu também o deputado Gilmaci Santos (Republicanos) como 1º vice-presidente; o deputado Milton Leite Filho (União) para 2º vice-presidente, o deputado Helinho Zanata (PSC) como 3º vice-presidente e o deputado Rafael Silva (PSD) para a 4ª vice-presidência. Os deputados Léo Oliveira (MDB) e Gil Diniz (PL) ocuparão, respectivamente, as 3ª e 4ª secretarias.

Presidente

André do Prado, 53, nasceu em Guararema, na Região Metropolitana de São Paulo e é formado em Análise de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Começou sua carreira política em 1992, quando aos 23 anos foi eleito vereador de Guararema, cargo em que permaneceu por dois mandatos, até o ano de 2000.

Do Prado foi vice-prefeito de Guararema entre 2000 e 2004, período em que comandou também a Secretaria de Saúde do município. No último ano de seu mandato como vice-prefeito, se candidatou à prefeitura de Guararema e conquistou o cargo em que esteve à frente até o ano de 2008.

André do Prado foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010 e chega este ano ao seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Secretários

Teonilio Barba, 64, é diretor licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, lugar onde começou sua movimentação política. Nascido em Água Boa, munícipio do interior de Minas Gerais, Barba está em São Paulo há mais de 50 anos.

O parlamentar foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual em 2014 e, desde então, esteve presente em todas as legislaturas seguintes. Este é o terceiro mandato de Barba.

Já o deputado Rogério Nogueira, 53, chegou este ano ao seu sexto mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. Natural de Indaiatuba, no interior do Estado, Nogueira entrou na vida pública por meio do motocross - esporte que lhe rendeu 10 campeonatos paulistas e oito campeonatos brasileiros na modalidade.

O parlamentar foi eleito a primeira vez como deputado estadual em 2002 e, assim como seu colega de secretaria, figura no quadro de parlamentares desde então.