Em São José dos Campos, Felicio Ramuth celebra os 30 anos da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil

Evento marcou o aniversário de três décadas da AIAB


O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, participou nesta sexta-feira (05), em São José dos Campos, da cerimônia em comemoração aos 30 anos da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. O evento realizado no Novotel de São José dos Campos celebrou o aniversário de três décadas da AIAB que, ao longo de sua história, representou as empresas brasileiras do setor aeroespacial tanto no país quanto no exterior.

"Nesses primeiros meses, o governo Tarcísio trouxe mais de R$ 50 bilhões em investimentos industriais para o Estado de São Paulo, a exemplo da Toyota, GWM e a Bracell. Apoiamos, por meio da FAPESP, a criação do primeiro centro de pesquisa de aviação de baixo carbono. Continuaremos trabalhando para fomentar a inovação, desburocratização e valorização do livre mercado e o empreendedorismo. Já anunciamos um bilhão de reais em benefícios fiscais", disse o vice-governador.

O Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro constituído pela FAPESP e Embraer contará com investimento total de R$ 48 milhões ao longo dos próximos cinco anos e reunirá mais de 120 pesquisadores. O objetivo do centro é desenvolver estudos sobre tópicos inovadores e com potencial para contribuir com a competitividade da indústria aeronáutica nacional.

Felicio destacou ainda que os investimentos anunciados hoje por meio da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) vai ao encontro do que o Governo do Estado acredita para a construção de um Estado e país melhor: "São Paulo precisa de um olhar especial. Vamos identificar a vocação de cada região e fomentar a geração de emprego e renda regionalmente. Acreditar na nossa gente e investir em inovação, é fomentar o desenvolvimento, com oportunidades", ressaltou.



A ministra Luciana Santos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, afirmou que houve um aumento significativo nos investimentos em pesquisas nacionais nos últimos anos.

De acordo com a ministra, os investimentos por meio da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) junto ao Governo Federal, passaram de cerca de 30 milhões para 360 milhões em um único investimento. Esse aumento representa um avanço significativo para o setor de pesquisa e inovação do país, pois permitirá que mais projetos sejam financiados e desenvolvidos, o que pode resultar em avanços tecnológicos e científicos importantes para a sociedade.

Confira galeria de Fotos do evento