Para conscientizar os fiéis sobre a importância do voto, a Diocese de Taubaté (SP) e a Paróquia São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba (SP), em parceria com o Conselho de Pastorais Sociais Diocesano, lançam um vídeo com orientações para os eleitores católicos. O material foi divulgado pelas redes sociais de paróquias do Vale do Paraíba nesta semana.
Inspirado na Cartilha de Orientação Política emitida pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o vídeo traz dicas para contribuir para a formação cidadã dos fiéis, além de motivar para a participação no processo eleitoral do próximo domingo (15).
\"Não se trata de apontar candidatos ou partidos, mas sim de prevenir os cidadãos sobre a necessidade de fazer boas escolhas na hora de decidir o futuro que queremos para nossos municípios\", esclarece o assessor do Conselho de Pastorais Sociais da Diocese de Taubaté, padre Gabriel Henrique de Castro. O sacerdote é um dos idealizadores da ação.
Além do religioso, também participam do vídeo o bispo da Diocese de Taubaté, Dom Wilson Luís Angotti Filho; o vigário da Paróquia São Vicente de Paulo, padre Marcelo Emídio; e o jornalista Victor Hugo Barros. A produção e captação de imagens foram realizados por César Augusto e Rúbia Charlene, membros da equipe de comunicação da paróquia de Pindamonhangaba.
Entre os temas abordados estão as fake news, a corrupção e a necessidade de pesquisar o histórico dos candidatos. O vídeo também traz a posição da Igreja Católica diante das eleições.
\"O conteúdo do vídeo propõe a retomada da consciência sobre a importância de votar e os efeitos que este ato pode produzir como consequência. Com ele, queremos propor um diálogo por meio de uma ferramenta que está sendo amplamente utilizada neste período de pandemia, que são os meios de comunicação\", explica padre Marcelo Emídio.
Nas 11 cidades que compõem a Diocese de Taubaté, 58 candidatos concorrem ao cargo de prefeito e outros 1879 ao de vereador. No território diocesano, o município que possui maior número de candidatos ao Executivo é Caçapava (SP), com 12 pessoas. Já para o Legislativo, a concorrência é maior em Taubaté, com 494 candidatos.
Diante deste cenário, a Igreja acredita que pode ajudar no momento da escolha. \"Queremos auxiliar as pessoas, sejam elas católicas ou não, para que tenham consciência de sua responsabilidade na hora de escolher seus representantes\", aposta padre Gabriel.
O vídeo pode ser acessado em perfis de diversas paróquias da Diocese de Taubaté. Entre os perfis que publicaram a mensagem está a página do Facebook e o canal do Youtube e Instagram da Paróquia São Vicente de Paulo.