Ortiz Junior é convocado para assumir vaga como deputado estadual a partir de janeiro de 2025

Ortiz ocupará a cadeira deixada por Vinicius Camarinha, eleito prefeito de Marília, que renunciará ao mandato de deputado estadual.


O ex-prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), foi convocado para assumir uma vaga como deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a partir de 6 de janeiro de 2025. A convocação foi publicada nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial do Estado e assinada pelo presidente da Alesp, André do Prado (PL).
 
 
Ortiz ocupará a cadeira deixada por Vinicius Camarinha, eleito prefeito de Marília, que renunciará ao mandato de deputado estadual. A convocação ocorre pela suplência da federação PSDB/Cidadania.
 
Após perder as eleições municipais de 2024, quando concorreu à Prefeitura de Taubaté pelo Republicanos, Ortiz Junior deixou o partido do governador Tarcísio de Freitas e retornou ao PSDB. Segundo o sistema da Justiça Eleitoral, ele está filiado ao PSDB desde 12 de novembro. Contudo, sua refiliação é questionada internamente pelo partido.
 
O Tribunal Superior Eleitoral aponta que há um "lançamento de desfiliação com pendência de comunicação à Justiça Eleitoral". O artigo mencionado trata do cancelamento imediato de filiação em casos como expulsão ou outras situações previstas no estatuto, com comunicação obrigatória em até 48 horas.
 
A assessoria de Ortiz Junior informou que ele permanece filiado ao PSDB e não foi notificado sobre nenhuma judicialização relacionada à refiliação.
 
Representação do Vale do Paraíba na Alesp
 
Com a convocação de Ortiz Junior, o Vale do Paraíba terá três representantes na Alesp: Dr. Elton (União Brasil), Letícia Aguiar (Progressistas) e o próprio Ortiz Jr.. Edmir Chedid (União Brasil), que também representava a região, deixou a Assembleia para assumir a Prefeitura de Bragança Paulista.