Pesquisa Ibope: Bolsonaro lidera com 32% e Haddad vai a 23%

Conforme a legislação, se nenhum candidato atingir 50% mais um dos votos válidos, haverá 2º turno


Candidato do governo Temer, Henrique Meirelles (MDB) está com apenas 20a intenção de votosCandidato do governo Temer, Henrique Meirelles (MDB) está com apenas 20a intenção de votos (Foto : Divulgação)O instituto de pesquisas Ibope apresentou na noite de ontem (3) um novo levantamento sobre a intenção de votos para a Presidência da República. De acordo com a pesquisa, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) subiu um ponto e foi para 32%, enquanto o segundo colocado, Fernando Haddad (PT) oscilou positivamente em 2 pontos e agora tem 23%. Ciro Gomes (PDT) perdeu um ponto e ficou com 10%, Geraldo Alckmin (PSDB) também caiu um ponto e agora tem 7% e Marina Silva manteve os 4% da pesquisa anterior,

O segundo agrupamento de candidatos vem mais abaixo, todos com apenas um dígito. João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) registraram 2% cada. Alvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota), 1%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Segundo os dados coletados, votos brancos e nulos somam 11% e 6% não sabem ou não responderam.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 209 municípios no período entre segunda e terça-feiras (1º e 2 de outubro). A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo e apresenta uma confiabilidade de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BR-08245/2018).

Votos válidos – No cenário em que se avalia somente os votos válidos, descontados nulos e brancos, a pesquisa apurou que Bolsonaro atinge 38%, Haddad, 28%; Ciro, 12%; Alckmin, 8%; e Marina, 4%.
Amoêdo tem 3%. Meirelles, Alvaro Dias e Cabo Daciolo, 2%. Boulos tem 1%. Vera Lúcia, João Goulart Filho e Eymael não pontuaram.

Rejeição - A taxa de rejeição de Jair Bolsonaro é de 42% e de Fernando Haddad é de 37%.

Conforme a legislação, se nenhum candidato atingir 50% mais um dos votos válidos, haverá 2º turno.


Com informações da Agência Brasil