A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou na manhã da última quinta-feira (9) a apresentação da sede da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos. O local fica na rua Dr. Gustavo de Godoy, 536.
Durante o evento, o secretário da pasta, João Carlos Salgado, ressaltou a importância "da luta pelos direitos humanos, a defesa e o reconhecimento da mulher na sociedade, o fim do preconceito racial, da intolerância religiosa, o combate à LGBTfobia e todas as outras formas de agressão". O evento ainda contou com a assinatura de um protocolo de intenção para implementação de ações de defesa e proteção das mulheres, uma das novas iniciativas da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos.
A delegada titular da Delegacia da Mulher de Pindamonhangaba, Dr. Ângela Aguiar, destacou os trabalhos em conjunto com a Prefeitura e o apoio mútuo. "Precisamos manter um trabalho referência na luta contra a desigualdade de gênero, para que as mulheres tenham os mesmos salários, sejam respeitadas e não sofram assédio moral ou sexual. Precisamos denunciar e não aceitar a violência contra mulher, seja física, verbal ou emocional. São questões de extrema importância e é nosso papel lutar por isso. Esta secretaria, que é 'vizinha de rua' da Delegacia da Mulher, tem um importante papel social e pode contar com o apoio da Delegacia da Mulher".
A comandante da Polícia Militar de Pindamonhangaba, capitã Lucimeire Jeronymo, disse que "o empenho em proteger as mulheres é muito grande e que a PM atua nesta questão com prioridade, especialmente nos casos de violência doméstica. Também vamos reforçar as rondas da PM".
O prefeito, Dr. Isael Domingues, afirmou que "a criação da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos foi um importante passo para o desenvolvimento social de Pindamonhangaba, que vai se tornar referência na região e no Brasil com políticas públicas voltadas às mulheres, à família e na luta a favor dos direitos humanos".
Além disso, outras autoridades também participaram do evento, como a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Domingues, o vice-prefeito e secretário de Governo, Ricardo Piorino, diversos secretários e membros da Prefeitura, além dos vereadores Felipe Guimarães, Gilson Nagrin, Herivelto Vela, Julinho Car, Magrão, Renato Cebola e Rogério Ramos, bem como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, conselhos da Juventude, da Cultura, da Comunidade Negra, da Mulher, da Pessoa com Deficiência, dentre outras instituições.