Pindamonhangaba terá Dia da Conscientização da Esclerodermia em seu calendário oficial de eventos

A aprovação foi por unanimidade


Em nova sessão ordinária, a 23ª de 2021, realizada na tarde desta última segunda-feira (28), no Plenário Dr. Francisco Romano de Oliveira, os parlamentares de Pindamonhangaba apreciaram, analisaram e votaram o Projeto de Lei em prol da conscientização da Esclerodermia.

Esclerodermia

A esclerodermia é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo, ligada a fatores autoimunes e sua principal característica é o endurecimento da pele (esclerodermia), que se toma mais espessa, brilhante e escura nas áreas afetadas. No Brasil, não há dados oficiais quanto ao número de pacientes esclerodérmicos.

O plenário discutiu e aprovou o Substitutivo ao Projeto de Lei n° 157/2021, do vereador Renato Nogueira Guimarães - Renato Cebola (PV), que "Institui e inclui no calendário oficial do município o DIA MUNICIPAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLERODERMIA, a ser comemorado anualmente no dia 29 de junho". A aprovação foi por unanimidade.

Com a confirmação do projeto, no parágrafo único do artigo 1º fica determinado que a programação do "Dia Municipal da Conscientização da Esclerodermia", deverá proporcionar a divulgação de maiores informações sobre a doença e sobre a luta dos portadores da Esclerose Sistêmica.

As atividades para a comemoração deste dia serão coordenadas por uma Comissão paritária, composta por membros dos poderes Executivo e Legislativo do Município e pelas organizações da sociedade civil que promovem e auxiliam os portadores de esclerodermia.

"O propósito da Lei é realizar a promoção de eventos e palestras que levem mais informações sobre a doença à população, em parceria com entidades ligadas ao tema, pelo fato da enfermidade ser relativamente pouco conhecida no Brasil", finalizou o vereador Renato Cebola.