Os 100 primeiros dias de trabalho do prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD), de Cruzeiro, é comemorado pela nova gestão como um período que já apresenta resultados positivos para a cidade. Os 80 mil habitantes do município viveram os últimos anos em meio à turbulência política, com entra-e-sai de governantes, e agora experimenta uma certa estabilidade.
De acordo com Thales, o maior problema da maioria das cidades, e em Cruzeiro de forma muito acentuada é a questão do endividamento. “Nós encontramos a Prefeitura com uma dívida de mais de 200 milhões de reais e isso sem dúvida nenhuma compromete em muito o trabalho de qualquer gestor.”
Segundo o prefeito, o começo foi de priorizações “Encontramos a Prefeitura com atraso nos salários dos servidores públicos municipais e utilizamos os meses de janeiro e fevereiro para reequilibrar. Hoje o servidor está com o pagamento em dia, está com o vale alimentação em dia, com todos os consignados vinculados ao subsídio, todos em dia, ou seja, hoje o servidor tem uma qualidade de vida e sabe quando vai receber.”
O chefe do executivo argumenta que pegou a Prefeitura com problemas envolvendo rescisões desde junho do ano passado e que ficaram para ser resolvidos nesta nova gestão. Além disso, segundo ele, a municipalidade enfrentava a questão da inadimplência com os fornecedores. Thales lembra que são serviços essenciais de fornecimento, alguns já sendo paralisados e hoje, boa parte solucionados.
Outra questão importante na visão do prefeito cruzeirense é a da Santa Casa do município que neste ano está retomado a prestação de serviços. “É uma demanda que envolve não só Cruzeiro mas todo o Vale Histórico. São nove cidades que se utilizam do serviço. Nós já estamos com a equipe completa e hospital já funcionando.”.
Thales Gabriel concluiu dizendo que espera do governo do Estado uma visão estendida para o problema da saúde no Vale Histórico.