Sabesp, AMO VILA e ICC definem política de uso da rede de esgoto em São Sebastião

Encontro se deu após sucesso de teste de fumaça para inspeção de ligações na Vila Sahy


O uso correto do sistema de esgotos foi tema da reunião entre representantes da Sabesp, Instituto Conservação Costeira (ICC) e Sociedade Amigos de Bairro AMO VILA (Vila Sahy). O encontro foi realizado na última quinta-feira (1º) a convite do ICC, na sede do Instituto Verde Escola, para falar sobre o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES).

Além da abordagem sobre o uso correto da rede de esgotos, a reunião teve como objetivo conscientizar sobre a importância da conexão dos imóveis à rede de esgotos e a adoção de sistema separado de água de chuva para que as tubulações da Companhia, projetadas para receber apenas efluente doméstico, não sejam danificadas com águas pluviais.

Conforme explicou o gerente da Sabesp em São Sebastião, Fernando Garcia Lopes, o encontro foi bastante produtivo e é decorrente dos testes de fumaça realizados na Vila Sahy para identificação de imóveis que estão encaminhando água de chuva para o sistema de esgotos. "A partir desse encontro, ficou estabelecida uma parceria, ou seja, um trabalho mais específico com o apoio da comunidade e também do ICC para identificar e corrigir irregularidades, bem como para buscar a conexão dos imóveis existentes no bairro", finalizou Lopes.

O sistema Baleia-Sahy atende a 1.291 imóveis, dos quais 407 localizam-se na Vila Sahy. Com a realização da parceria para a inspeção na Vila Sahy, os próximos bairros a receberem a operação são Barra do Sahy e Baleia, que integram o mesmo sistema de esgotos.