Sérgio Victor anuncia Aline Damásio como nova Secretária de Cultura e Economia Criativa de Taubaté
Aline assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025, trazendo consigo uma trajetória marcada pela educação, artes e valorização da cultura afrobrasileira.
O prefeito eleito de Taubaté, Sérgio Victor, anunciou nesta segunda-feira, 23 de dezembro, o nome de Aline Damásio como a nova titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Aline assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025, trazendo consigo uma trajetória marcada pela educação, artes e valorização da cultura afrobrasileira.
Aline é educadora formada pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM), linguista pela PUC/USP, atriz formada pelo Centro de Pesquisa Teatral (SESC-SP), pós-graduada em Psicologia Organizacional pela Anhanguera e atualmente cursa mestrado em Design, Tecnologia e Inovação para Cultura na Unifatea.
Com raízes no quilombo urbano Jongo do Tamandaré, Aline também é dançarina profissional e se dedica ao fortalecimento da cultura afrobrasileira, desenvolvendo trabalhos com grupos e comunidades.
A experiência de Aline inclui atuação como servidora pública na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, onde participou de projetos ligados à Secretaria da Identidade e Diversidade do Ministério da Cultura (MINC) e à Assessoria de Gêneros e Etnias da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo. Desde 2017, ela ocupa o cargo de Secretária de Cultura na Prefeitura de Guaratinguetá, onde permanecerá até o final deste ano.
Sérgio Victor destacou a escolha como parte de seu compromisso com a valorização da diversidade e da criatividade na gestão cultural. "Aline traz uma bagagem rica em experiência e sensibilidade para promover uma gestão cultural inovadora e inclusiva em Taubaté", afirmou o prefeito eleito.
Aline Damásio será responsável por conduzir as ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté a partir de janeiro, com foco em impulsionar a economia criativa e fortalecer as expressões culturais da cidade.