TV Câmara Taubaté exibe debate entre candidatos à prefeitura

Exibição será dia 11


É tradição na cidade a exibição do debate entre os candidatos a prefeito realizado pela TV Câmara Taubaté. No dia 11 de novembro, a partir das 20h30, o taubateano poderá sintonizar a TV Câmara Taubaté no canal 4 da Net, site, Youtube e Facebook e acompanhar, ao vivo, a participação dos dez candidatos que disputam as eleições neste ano.

"Tivemos uma reunião no dia 15 com os representantes dos partidos e coligações, assessorados pela Procuradoria Jurídica e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Câmara, e definimos os critérios do debate, prezando especialmente pela situação da pandemia da Covid-19, que requer cuidados e orientações que serão seguidos à risca por nossas equipes e pelos candidatos", afirmou o diretor de Comunicação da Câmara, Júlio Rocha.

O debate será realizado no Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (Sedes), será dividido em cinco blocos e terá duração aproximada de três horas e meia. A mediação será feita pelo jornalista Carlos Abranches. A ordem dos lugares ocupados na bancada foi feita por sorteio prévio, e não serão permitidos apartes e manifestações de outros candidatos, quando um candidato estiver fazendo uso do seu tempo.

O programa

O primeiro bloco terá perguntas do mediador para o candidato; no segundo, os candidatos farão perguntas entre si; no terceiro, eles responderão a perguntas enviadas por jornalistas, munícipes e representantes da sociedade civil; no quarto bloco os candidatos voltam a fazer perguntas entre si; e no quinto haverá considerações finais.

A Procuradoria Jurídica da Câmara acompanhará o evento para deliberar sobre possíveis pedidos de direito de resposta. O regulamento do debate, que inclui outras regras, como a proibição de faixas e bandeiras dentro do auditório e a possível ausência dos candidatos, foi aprovado pelos participantes e submetido à homologação da Justiça Eleitoral.

"A Câmara disponibilizou toda sua estrutura para que esse debate ocorresse da melhor forma possível, de acordo com a lei, para que tenhamos um debate pleno e justo, de forma que a população possa avaliar os postulantes e tomar a melhor decisão de forma democrática", disse o presidente da Câmara, vereador Boanerge (PTB).

O presidente do Conselho Público de Comunicação da TV Câmara, vereador João Henrique Dentinho (PSL), ressaltou o cuidado tomado pelos membros para estabelecer regras que possam ser cumpridas não só pelos candidatos durante o debate, considerando a pandemia, mas também pelas equipes de trabalho e órgãos de imprensa. "Esses cuidados vão garantir a fluidez do debate de forma segura para quem estiver trabalhando e a tranquilidade para os candidatos."