Banco Central e Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciam novas regras para o Pix

Mudanças devem começar em 2025.


 

Em comunicado divulgado na última quinta-feira (4), o Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) apresentaram mudanças significativas no sistema de pagamentos instantâneos Pix. O objetivo é facilitar transações, ampliar a participação de instituições no ecossistema do open finance e estabelecer uma governança sólida.

 

As principais alterações incluem:

Pagamento por Aproximação: Agora, as transferências via Pix podem ser realizadas sem a necessidade de acessar aplicativos bancários. A opção de pagamento por aproximação também estará disponível nas carteiras digitais.


Ampliação do Escopo: O open finance terá a inclusão de instituições relevantes nos segmentos de investimento e operações de câmbio. Isso amplia a base de potenciais clientes para 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional.


Governança Definitiva: O BC aprovou uma estrutura permanente de governança para o open finance, acelerando seu desenvolvimento. Essa estrutura terá personalidade jurídica e organização própria.

 

Os testes da modalidade estão programados para começar em 14 de novembro. Caso não ocorram atrasos ou imprevistos, o Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizarão oficialmente o funcionamento das novas regras a partir de fevereiro de 2025.

Essas mudanças buscam tornar o Pix ainda mais acessível e eficiente, beneficiando os usuários e fortalecendo o sistema financeiro nacional.