Os cemitérios municipais de Pindamonhangaba já estão preparados para receber o público no fim de semana do Dia das Mães. Tanto o CemitérioCentral, no centro da cidade, quanto o Cemitériode Moreira César seguirão horários de funcionamento específicos e orientações para garantir segurança e organização durante as visitas.
No Cemitério Central, o funcionamento será das 7h às 17h, com entrada permitida até as 16h40. A administração recomenda que os visitantes cheguem com antecedência, evitando tumultos no encerramento das atividades. "Quem entra no limite do horário acaba tendo pouco tempo para a visita. Por isso, é importante se organizar", alertou o gestor do local, Antônio Carlos de Melo.
Segundo ele, não há restrição de datas para manutenção nos túmulos, com exceção do feriado de Finados. No entanto, a orientação é que reformas ou intervenções sejam concluídas até 4 de maio, deixando a semana anterior à data comemorativa reservada apenas para limpezas. A capela do cemitério também ficará aberta no mesmo horário de visitação.
Já o Cemitério de Moreira César funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h. Diferente do Cemitério Central, o local não tem horário limite para entrada. Com estrutura formada por lóculos, não há necessidade de manutenção por parte das famílias. A principal recomendação é em relação ao uso de velas: só é permitido acendê-las no cruzeiro central.
O secretário de Governo e Serviços Públicos, Thiago Magrão, reforçou a importância de medidas contra o mosquito da dengue. "Pedimos que não levem vasos ou recipientes que possam acumular água. Dêem preferência aos com furos para escoamento ou com areia", destacou. Ele também orientou que os visitantes levem o nome completo e a data do falecimento do ente querido, caso não saibam a localização exata do túmulo.