CEPATAS realiza 463 castrações na primeira semana de ações em 2025

O programa de castração tem como meta ultrapassar 5 mil procedimentos neste ano.


O Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (CEPATAS) de Pindamonhangaba iniciou as atividades de 2025 com a realização de 463 castrações de cães e gatos em uma semana. As ações aconteceram nos bairros Bosque e Bem Viver, utilizando o Castramóvel para atender animais previamente cadastrados.

No Bosque, nos dias 20 e 21 de janeiro, foram realizadas 288 castrações no Centro Comunitário do bairro. Já no Bem Viver, nos dias 22 e 23, foram registradas 175 castrações, realizadas no Centro Comunitário Mogno. Apesar do esforço da equipe, o número ficou abaixo da meta diária de 150 procedimentos por dia, devido à alta taxa de ausência dos responsáveis pelos animais cadastrados.

De acordo com Andréa Louzada, responsável pelo CEPATAS, a falta de comparecimento prejudica o planejamento e limita o alcance do programa. "Quando levamos o Castramóvel a um bairro, esperamos atingir a meta diária para beneficiar o máximo de animais possível, especialmente em locais com alta vulnerabilidade, como o Bem Viver. Infelizmente, muitas pessoas que se cadastraram não levaram seus animais, o que impacta negativamente a nossa ação e tira a oportunidade de outros", destacou.

O programa de castração tem como meta ultrapassar 5 mil procedimentos em 2025, contribuindo para o controle populacional de cães e gatos e a promoção da saúde animal. O CEPATAS reforça a importância de a população respeitar os agendamentos para que mais animais sejam atendidos e o serviço tenha maior impacto.

As próximas ações serão divulgadas em breve pela Prefeitura de Pindamonhangaba.