Correios adota novas medidas para enfrentamento da pandemia

O funcionamento das agências está sendo discutido com governos municipais e estaduais, para que os serviços continuem em funcionamento


Desde a sexta-feira (20), os Correios passou a adotar medidas preventivas ao novo coronavírus, realizando mudanças no atendimento à população e para os funcionários. Uma das medidas é que o Correios passará a realizar a entrega e a coleta de malotes simultaneamente em única visita diária, para melhor aproveitamento da força de trabalho disponível na distribuição e diminuição da frequência de contato com os clientes.

A empresa também suspendeu, temporariamente, a assinatura do destinatário na entrega de objetos postais e está reforçando a importância dos empregados seguirem as orientações de prevenção, bem como de agirem com o respeito, a cautela e a empatia que a situação exige, tanto no ambiente de trabalho quanto no relacionamento com os clientes.

Entre as medidas para conter a disseminação da COVID19 já adotadas pela estatal para os funcionários estão a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, disponibilidade de trabalho remoto para pessoas de grupo de risco, divisão dos trabalhos em turno, entre outros.

Funcionamento das agências

Sobre as rotinas de atendimento, os Correios informam que estão em contato com os Governos Estaduais e Municipais para que suas unidades não sejam incluídas em decretos de restrição de funcionamento. Esta mediação visa garantir o acesso da população aos serviços postais.

A empresa informa ainda que estão suspensos os serviços premium, Marketing Direto e Telegrama, bem como o pagamento de indenizações por atraso para todos os serviços nacionais e internacionais, por motivo de força maior.

Os Correios informam que permanecem acompanhando e seguindo as orientações governamentais do Ministério da Saúde. Havendo novo direcionamento, a estatal ajustará de imediato as medidas preventivas e procedimentos e fará a devida divulgação ao público.

Para dúvidas, o contato dos Correios são telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site dos Correios.