Na tarde desta quinta-feira (13), a Defesa Civil de São Sebastião entrou em ação para lidar com um número significativo de ocorrências relacionadas à queda de árvores sobre residências. Até as 16h, pelo menos 12 casos foram registrados, concentrando-se principalmente na Costa Sul do município. Felizmente, não há relatos de vítimas até o momento. No entanto, a falta de energia elétrica afetou o funcionamento de duas unidades de saúde.
Os bairros mais afetados pelas quedas de árvores foram Juquehy (5 ocorrências), Cambury (3 ocorrências), Maresias (2 ocorrências), Boiçucanga (1 ocorrência) e Barequeçaba (1 ocorrência).
Para enfrentar essa situação emergencial, a Defesa Civil mobilizou pelo menos 10 agentes, que estão trabalhando incansavelmente nas ruas para realizar o corte dos galhos e troncos que obstruíram residências e vias públicas.
Infelizmente, a falta de energia elétrica afetou diretamente a prestação de serviços de saúde em duas Unidades de Saúde da Família (USFs). As unidades de Barra do Sahy e Juquehy I estão temporariamente sem atendimento devido a essa situação. A Secretaria de Saúde (SESAU) e a Fundação de Saúde Pública (FSPSS) informaram que ainda não há previsão para o restabelecimento dos serviços.
Os pacientes que tinham consultas agendadas para hoje terão suas marcações reagendadas, com prioridade no atendimento, a fim de minimizar os transtornos causados aos usuários.
Em Boraceia, a empresa de energia elétrica EDP está respondendo a uma ocorrência envolvendo uma fiação em risco devido à queda de galhos.