A EDP, distribuidora de energia elétrica que atende o Litoral Norte, realiza até sexta-feira (25) um mutirão de podas preventivas, modernização e reforço da segurança da rede elétrica em cinco bairros de Caraguatatuba. A ação beneficia mais de 10.500 clientes, entre residências e comércios, e busca aumentar a resiliência do sistema diante de eventos climáticos extremos, como chuvas e ventos fortes.
Os trabalhos começaram na terça-feira (23), com nove equipes atuando nos bairros Jardim Capricórnio, Getuba, Massaguaçu, Mococa e Tabatinga. As equipes estão focadas na substituição de estruturas da rede e na poda de árvores que apresentam risco de contato com os fios, tudo realizado em regime de Linha Viva, ou seja, sem necessidade de interromper o fornecimento de energia.
"Estamos empenhados em realizar esta ação de forma eficiente e segura para os nossos clientes. É mais uma iniciativa da EDP para ampliar a qualidade da infraestrutura de energia local, tornando a rede mais resiliente e robusta", afirmou Claudemir Siqueira, gestor de operação da EDP.
Segundo a empresa, o contato de galhos com a rede elétrica é um dos principais motivos de interrupções e falhas no fornecimento de energia. Por isso, as ações de poda são realizadas de forma contínua em todas as cidades atendidas. Em 2024, foram feitas mais de 2.400 podas em Caraguatatuba, além da limpeza de 1.560 m² de áreas com vegetação próxima à rede.
Todas as intervenções seguem normas técnicas e ambientais, respeitando a convivência entre a vegetação urbana e a infraestrutura elétrica.