A Liga de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO), formada por estudantes de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU), iniciou nesta segunda-feira (5) a campanha "Dignidade Menstrual", em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Taubaté (FUSSTA). A ação prevê a doação de 16 mil absorventes para alunas de escolas de ensino integral da rede municipal, além de palestras educativas realizadas pelos universitários.
Segundo a presidente da LAGO, Ananda Atul Rodrigues Trived, a iniciativa busca ampliar o acesso à informação sobre higiene menstrual e garantir dignidade às estudantes. "A dignidade menstrual é um direito. Queremos levar informações para que saibam deste direito e como é possível ter acesso a esses itens de higiene", afirmou.
A campanha vai percorrer até dez escolas municipais com palestras e distribuição dos produtos. A presidente do Fundo Social, Laila Siqueira, ressaltou que a ação vai além da doação. "É um movimento de dignidade, informação e cuidado. O acesso à informação é essencial para transformar realidades", disse.
A ação também integra a formação humanizada promovida pela UNITAU. Para a professora responsável pela campanha, Camila de Moraes Gomes Lopes, a participação dos estudantes reforça a importância do autocuidado e do combate ao tabu da menstruação. "As palestras complementam as doações e promovem uma atuação cidadã dos alunos", destacou.
A campanha está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 3, que trata de saúde e bem-estar.