Frota de emergência no trânsito ganha reforço de picapes em São José dos Campos
Viaturas são equipadas com guincho para remoção de obstruções viárias, como carros com problemas mecânicos, envolvidos em acidentes ou queda de árvores
A frota dos agentes da mobilidade de São José dos Campos ganhou o reforço, nesta segunda-feira (24), de cinco novas caminhonetes cabine dupla, com tração 4x4, motor 2.8 turbo diesel e 200 cavalos de potência, além de guincho de reboque dianteiro de até 8 toneladas. Os novos veículos vão fortalecer especialmente a atuação nas situações de emergência no trânsito.
Mais robustas, as novas viaturas irão auxiliar os agentes da mobilidade nas ocorrências de desobstrução de vias. Como são sempre os primeiros a chegar nas ocorrências, as caminhonetes equipadas com guincho permitirão a remoção de veículos e árvores que obstruem o trânsito, reduzindo o tempo para a liberação das vias.
Com cerca de 20 mil atendimentos por ano, os agentes da mobilidade atuam no suporte de acidentes viários, veículos com problemas mecânicos e interdições de vias causadas por quedas de árvores, além de prestar apoio na sinalização de obras e eventos que interferem no trânsito e no controle de tráfego. Eles também atuam em operações educativas e na fiscalização em conjunto com as Forças de Segurança.
As viaturas foram caracterizadas nas cores e grafismo padrão dos agentes da mobilidade e equipadas com sinalização visual e acústica (sirene eletrônica) para atendimentos em situações de emergência. As novas viaturas estarão à disposição de um efetivo de 100 agentes na sede do Departamento de Operações de Trânsito e Transportes, no Jardim Anhembi.
O investimento será de R$ 35.500 mensais pela locação das viaturas. Com as novas viaturas, os agentes passaram a contar com 24 caminhonetes, sendo cinco S10 e 19 saveiros, quatro veículos de passeio, 20 motos e dois caminhões guincho.