Nova empresa vai assumir a coleta de lixo em Pindamonhangaba a partir de 2 de julho

Nesta quinta-feira (26), no entanto, a coleta de lixo não foi realizada pela empresa atual, em diversos pontos da cidade.


Os serviços de limpeza urbana e coleta de lixo em Pindamonhangaba passarão a ser executados pela empresa Sistemma Serviços Urbanos, a partir de 2 de julho. A contratação emergencial foi feita pela Prefeitura após o encerramento do contrato com a empresa Renovar Saneamento, que prestava o serviço desde 2022.
 
 
Segundo a administração municipal, a troca de empresa se deve à ausência de documentação necessária por parte da Renovar para renovação contratual em 2025. "O município não rescindiu o contrato com a Renovar, apenas não renovamos por falta de documentação da empresa", explicou o secretário de Governo e Serviços Públicos, Thiago Gonçalves, o Magrão.
 
Enquanto uma nova licitação definitiva está em fase de elaboração, a Sistemma foi contratada emergencialmente por até um ano, podendo ser substituída assim que o novo processo for concluído.
 
Apesar da mudança, os dias, horários e valores da coleta permanecerão os mesmos. A nova empresa também se propôs a contratar os funcionários que atualmente atuam no serviço pela Renovar.
 
Nesta quinta-feira (26), no entanto, a coleta de lixo não foi realizada em diversos pontos da cidade. A Prefeitura informou que entrou em contato com a empresa atual, que agendou uma reunião com os funcionários para tratar da transição. A expectativa é de que o serviço seja retomado o mais rápido possível.
 
Atualmente, Pindamonhangaba gera cerca de 3.200 toneladas de lixo por mês, podendo chegar a 3.757 toneladas mensais, conforme previsto em contrato. A Sistemma, que assume o serviço, atua em outras dez cidades brasileiras, incluindo capitais como Belo Horizonte (MG) e cidades de grande porte como Londrina (PR) e Anápolis (GO).