Operação conjunta da Polícia Militar e EDP identifica furto de energia em mercado e residência de Pindamonhangaba

Prejuízo causado pelo furto pode ser superior a R$ 30 mil.


Uma operação realizada pela Polícia Militar em parceria com a EDP (distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba), na última quinta-feira (4), flagrou o furto de energia em um mercado e em uma residência, pertencentes ao mesmo proprietário no bairro Bela Vista, em Pindamonhangaba.

A equipe da EDP, presente no local, identificou o desvio de energia feito pelo proprietário dos imóveis. Estima-se que o prejuízo causado pelo furto seja superior a R$ 30 mil. 

O suspeito foi autuado em flagrante e, após o pagamento de fiança, liberado. Ele deverá responder pelo crime de furto de energia, conforme o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. Fora o processo criminal, o proprietário também arcará com a cobrança de toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, conforme a regra estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Impactos e riscos:

O furto de energia elétrica tem consequências significativas para a sociedade. Além da queda na arrecadação de impostos, que poderiam ser investidos em áreas como saúde e educação, a composição da tarifa de energia também considera as perdas elétricas. Assim, o custo da energia usada irregularmente é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

Além disso, as fraudes representam riscos à segurança e podem sobrecarregar a rede elétrica, afetando o fornecimento nas residências e causando danos aos equipamentos elétricos. 

Tecnologia no combate ao furto de energia

A EDP investe em tecnologia para identificar potenciais irregularidades. A análise dos padrões de consumo dos clientes, realizada em parte por algoritmos de inteligência artificial e ferramentas estatísticas, direciona as equipes especializadas para inspeções em campo. Treinamentos intensivos garantem uma atuação eficaz no combate a esse crime.

A população deve denunciar ligações irregulares pelos canais de atendimento da EDP.