A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, recebeu a equipe da Secretaria de Finanças de Jacareí para conhecer as inovações na gestão tributária da cidade, com destaque para o "IPTU Digital".
Implementado desde 2022, o sistema digital atingiu 100% de adesão e tem permitido aos proprietários de imóveis o acesso rápido e facilitado aos boletos, contribuindo para a redução da inadimplência e um aumento de 10% na receita municipal proveniente do IPTU.
Durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Finanças de Jacareí, Guilherme Seixas Mendonça, acompanhado por sua equipe - incluindo o diretor de Administração Tributária, Fabrício Paes; a assessora Anita Soares; e o diretor Socioeconômico, Murilo Vidziunas -, foram discutidas as boas práticas de gestão fiscal e tributária. Do lado de Pindamonhangaba, o secretário de Finanças e Orçamentos, Cláudio Godoy Fonseca, o secretário adjunto Carlos José Ribeiro 'Casé', e o diretor de Receita e Fiscalização, Vicente Correa da Silva, compartilharam os resultados positivos alcançados com o sistema.
Durante a visita, as equipes trocaram experiências sobre a implantação do IPTU Digital e abordaram outros temas tributários, como as receitas de ISS e Valor Adicionado. Vicente Correa da Silva ressaltou a importância da colaboração entre os municípios: "A troca de conhecimento e boas práticas é essencial para a evolução dos serviços prestados à população. A visita da equipe de Jacareí reafirma nosso compromisso em compartilhar experiências que tragam benefícios para a gestão fiscal e o desenvolvimento regional."
Para Cláudio Godoy Fonseca, a iniciativa é um reconhecimento do trabalho realizado em Pindamonhangaba: "O fato de outros municípios buscarem em nossa cidade um exemplo a ser seguido confirma que estamos no caminho certo e esperamos que nossas iniciativas inspirem mais cidades a adotarem práticas eficientes de gestão fiscal."