Nesta semana, a administração do prefeito Ricardo Piorino completa 100 dias de gestão em Pindamonhangaba. Durante o evento desta manhã (8), foi apresentado um balanço de ações e assinados três contratos que somam quase R$ 1 milhão em investimentos para melhorias em saúde e lazer.
Destaques dos 100 dias:
Humanização e Assistência Social
Centro Dia do Idoso: Reinaugurado no bairro Vila Rica, oferecendo atendimento renovado para 20 idosos.
Programa Novo Rumo: Integração entre assistência social, segurança e saúde resultou na reinserção de 27 moradores em situação de rua.
Geração de empregos: 500 novas vagas nos primeiros meses de 2025.
Infraestrutura e Mobilidade
Recapeamento asfáltico: 10 km de vias recuperadas em diversos bairros.
Obras em andamento: Via estrutural com viaduto da MRS, Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso e ciclovia no Araretama.
Frota renovada: Seis novos ônibus para o transporte coletivo.
Saúde
Reformas em UBS: Vila São Benedito e Azeredo receberão melhorias.
Novas unidades em construção: Maricá, Sinal do Jardim e ampliação do Vale das Acácias.
Complexo de Saúde Infantil: Tratativas avançadas com o INSS para implantação.
Educação
17 escolas municipais premiadas pelo Governo do Estado.
Entrega de 15 mil kits de uniformes e manutenção em todas as unidades (filtros, ventiladores, limpeza de caixas d'água).
Meta do prefeito: Visitar duas escolas por dia para fiscalizar e melhorar a estrutura.
Segurança e Zeladoria
Tolerância Zero contra motos barulhentas: 27 abordagens e 29 autuações.
188 detentos do sistema prisional atuam em serviços de zeladoria urbana.
Lazer e Cultura
Nova praça no Jardim Carlota: Espaço moderno com playground e área PET.
Centro Cultural no Araretama: Em fase de implantação.
Causa Animal
Projeto Antonieta: 1.163 castrações realizadas em animais.
Próximos Passos
- R$ 35 milhões em financiamento para obras de drenagem.
- TV Pública Municipal: Em fase de execução para ampliar a comunicação com o cidadão.
Assinatura dos Contratos
Durante o evento, foram firmados contratos para:
1. Reforma da UBS Vila São Benedito.
2. Recuperação da UBS Azeredo.
3. Construção da Praça do Jardim Carlota.
O prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, também anunciou duas novidades para a cidade:
"Nós estaremos focados também em revitalizar todos os prédios da rede municipal de ensino, cuidar de detalhes de cada situação das escolas, vamos pegar todas e cuidar, pretendo colocar ar-condicionado em todas as salas de aula para qualificar cada vez mais o ensino. Em breve, abriremos concurso público para contratar coordenadores pedagógicos, colocar auxiliares de classes, enfim, quero investir forte na educação.", disse.
O prefeito ainda anunciou que em breve a cidade contará com uma nova empresa: "Uma nova empresa vai chegar em Pindamonhangaba e vai gerar mais de 3 mil empregos diretos, ainda não estamos anunciando por outras questões, mas isso vai beneficiar muito o nosso município".
Piorino encerrou dizendo "Esses 100 dias foram de muito sucesso para nós. Eu tenho o privilégio de vir de dois mandatos ao lado do Dr. Isael, onde tivemos uma administração vitoriosa, hoje a cidade está em pelo desenvolvimento. Eu tenho a responsabilidade de garantir os avanços que foram conquistados, isso é um privilégio para mim, tenho que manter um padrão que Pinda alcançou e avançar, a cidade chama por crescimento. Juntos vamos deixar um legado forte para Pindamonhangaba."