Prefeitura de Taubaté realiza operação contra desmanches irregulares de veículos

Ao todo, nove locais foram fiscalizados.


A Prefeitura de Taubaté realizou na manhã desta segunda-feira (19) uma operação conjunta para fiscalizar estabelecimentos suspeitos de desmanche irregular de veículos. A ação mobilizou 61 agentes de segurança e fiscalização, distribuídos em 36 viaturas, com o apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São José dos Campos.
 
 
A operação partiu do 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), na avenida Independência, reunindo forças da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Corpo de Bombeiros e equipes da Fiscalização de Posturas da cidade.
 
Ao todo, nove locais foram fiscalizados. Três estavam fechados, mas nos demais foram identificadas nove infrações administrativas, como:
 
ausência de etiquetas de rastreabilidade nas peças;
piso sem impermeabilização;
atividade diversa da licenciada (como desmontagem não autorizada);
venda de peças proibidas;
funcionamento sem integração ao Sisdev, o sistema estadual do Detran-SP para empresas do setor.
 
Um dos estabelecimentos foi notificado por falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e outro teve as atividades lacradas, com os materiais inventariados pelas autoridades.
 
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Taubaté, a operação teve como objetivo combater práticas ilegais no comércio de peças automotivas e fortalecer a atuação dos órgãos fiscalizadores. A ação faz parte das estratégias do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e será repetida conforme o planejamento conjunto entre a Prefeitura, forças de segurança e demais órgãos envolvidos.